top of page
Buscar

Você é perfeito(a) na sua imperfeição

Nós todos somos uma perfeita composição de opostos - Luzes e sombras.


Quando chegamos no mundo, ganhamos vários presentes: genética, um pouco de personalidade, histórias e emoções do nosso pai e um outro tanto da nossa mãe.


Mas, para que nós possamos ter um real entendimento do nosso próprio valor, e nos tornarmos protagonistas da nossa história, precisamos entender o que é nosso e o que veio dos outros no nosso processo de crescimento: educação, ambiente familiar, contextos que vivemos e todas as afirmações que permitimos que criassem raízes em nós.


Tem um ditado popular que diz: “É preciso separar o joio do trigo”; este ditado vem da semelhança entre as duas plantas - que é tão grande que em algumas regiões o joio é

chamado de “falso trigo”. A única diferença entre as duas se dá no amadurecimento dos

grãos, na época da colheita, por isso, o mais prudente é deixar os dois crescerem juntos e,

quando os grãos despontarem, aí sim, faz-se a colheita. Além da semelhança, suas raízes são entrelaçadas, sendo praticamente impossível fazer uma colheita do joio no campo do trigo sem haver prejuízos para a safra e agricultor.


Para a discussão que trazemos aqui hoje, a lógica de pensamento é a mesma.


Veja: consideremos que a colheita é o nosso processo de autoconhecimento. O joio é as nossas crenças e autoconceitos que nos limitam e o trigo são aqueles que nos fortalecem e nos impulsionam na realização dos nossos desejos e sonhos mais verdadeiros – aqueles que nos fazem florescer na vida e em todos os setores: emocional, físico e espiritual.


Assim como na analogia trazida, as raízes de tudo que carregamos são entrelaçadas, é preciso muita atenção, delicadeza e acolhimento com cada coisa que pensamos, acreditamos e com as escolhas que fazemos - porque nada será excluído, tudo tem sua devida importância no todo que nos formamos...mas, também, tudo tem o seu próprio

lugar! Então olharemos com muita atenção para termos entendimento do que estava misturado e colocaremos cada coisa em seu lugar para podermos aproveitar o nosso melhor!


FONTE: AS BAGAGENS QUE CARREGAMOS NA VIDA. ELAS AJUDAM OU ATRAPALHAM?

- Revista Motivação Contínua - Ser Desenvolvimento.

Parábola: “O Joio e o trigo” - Bíblia: Evangelho Mateus.

 
 
 

Comentários


bottom of page